CLCB Corpo de Bombeiros SP: tudo o que você precisa saber!

Publicado por PMrjdslfjR em

Quem trabalha com imóveis ou está construindo algum precisa aprender o que é CLCB, pois esse documento será pedido em diversas ocasiões, até mesmo para um eventual financiamento. Isso tudo porque o CLCB significado está atrelado à segurança, à prevenção de acidentes e mortes e, claro, à prevenção de prejuízos também.

Para explicar melhor, esse é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, servindo para atestar que todas as medidas de prevenção e combate a incêndio estão presentes no imóvel.

A importância do CLCB é tão grande que a Prefeitura só emite o auto de conclusão da obra ou Habite-se depois da sua apresentação. Os alvarás de funcionamento para empresas também são gerados apenas quando o CLCB (ou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB) é mostrado.

O comprador de um imóvel que ainda não tem CLCB não pode nem mesmo pensar em pedir um financiamento, pois é certa a recusa por parte de qualquer financeira ou banco.

 

O que o CLCB analisa nos imóveis?

 

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros costuma avaliar, basicamente, se o imóvel tem alguma falha que possa propiciar incêndios. Se estes acontecerem no futuro, também é preciso que esses mesmos imóveis deem toda a possibilidade de fuga para os seus ocupantes e de entrada para os integrantes dos bombeiros.

Pensando nesse tipo de avaliação, pode-se citar algumas das coisas necessárias para a emissão do CLCB:

 

  • Saída de emergência em quantidade suficiente (se há 400 moradores no prédio, ter UMA saída de emergência pode ser pouco);
  • Extintores de incêndio sempre na validade e também em quantidade suficiente;
  • Sinalização indicando o caminho para as saídas de incêndio;
  • Instalações elétricas em boas condições, reduzindo possíveis curto circuitos;
  • Sprinklers;
  • Mangueiras

CLCB bombeiros é de graça?

 

Não, o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros é emitido mediante uma taxa, que pode não ser a mesma em todos os Estados.

 

Como tirar CLCB

 

O CLCB é bem fácil de emitir: primeiro, o responsável pelo imóvel deve juntar os documentos mais importantes, como o IPTU. Depois, ele tem de escrever no buscador de Internet “Via Fácil Bombeiros” e a sigla do Estado para fazer o agendamento.

 

CLCB SP tem prazo de validade?

 

Sim, é importante que o CLCB seja sempre renovado, mas isso é mais solicitado a condomínios e a empresas. O tempo máximo de duração dessa licença é de 5 anos e o tempo mínimo é de 2,5 anos; todavia, é claro que a renovação deve ser providenciada antes do vencimento.

 

Quando optar pelo CLCB e pelo AVCB?

 

Os dois documentos parecem ter a mesma função e, por causa disso, as dúvidas sobre qual deles pedir são justificáveis. Porém, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) deve ser solicitado primeiro, sendo obrigatória a presença de um bombeiro civil para fazer a vistoria, em dia combinado.

Em uma parte considerável das vezes, o CLCB dispensa vistoria e o documento é gerado pelo Via Fácil apenas informando algumas coisas básicas.

Para ler mais artigos acesse aqui!

Categorias: Licenças e Vistorias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *